APOI

Apresentamos o novo site da APOI

É com grande orgulho que apresentamos o novo site da Associação Portuguesa de Osteogénese Imperfeita desenvolvido pela Sources. Esta nova página tem como objetivo juntar num único espaço toda a informação relativa à Osteogénese Imperfeita, as atividades desenvolvidas para apioar os doentes de osteogénese imperfeita e como é possível contribuirmos para o crescimento desta associação.

Apps

Apps da semana para Android, iOS, e Windows Phone

As apps desta semana incluem algumas que serão divertidas ou úteis para usar em grupo, quer esteja atrasado para um encontro com amigos, preso no trânsito ou sentado à mesa após um jantar de grupo.

Duas apps em particular encaixam na perfeição nesta ideia: FotoSwipe e #FaceParty, há ainda uma de previsão do tempo (que nesta altura dá imenso jeito). Mas leia a lista até ao fim porque as restantes também merecem a sua atenção.

BLOCKS

BLOCKS: Smartwatch modular ameaça concorrência

A construção de dispositivos móveis modulares tem vindo a crescer bastante nos últimos tempos. Vimos projetos como o Phoneblocks ou o Ara da Google gerar um enorme interesse na comunidade, oferecendo a capacidade de trocar componentes e características do seu smartphone para ir de encontro às suas necessidades. Agora, esta capacidade parece ter chegado aos smartwatches graças à BLOCKS Wearables.

base de carregamento

Apple lança base de carregamento para o Apple Watch

Até foi bastante rápido. Logo após alguns rumores, a Apple lançou a sua própria base de carregamento: Magnetic Charging Dock. Por 79 dólares (ainda não sabemos o preço em Portugal) terá uma base de plástico com uma porta Lightning que carregará o seu Apple Watch tanto na horziontal (quando apenas precisa de um local para deixar o relógio) como na vertical (caso use o modo noite do WatchOS 2).

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial passa em exame de acesso à Universidade

Um programa de inteligência artificial recebeu notas tão altas num teste de escolha múltipla que teria 80% de hipóteses de entrar numa universidade japonesa.

O Wall Street Journal relata que o programa, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Informática do Japão, fez um exame de admissão para universidade com várias matérias e passou com uma pontuação acima da média de 511 pontos de 950 possíveis, sendo a média nacional de 416. Com uma nota destas, o programa tem uma probabilidade 8 em 10 de ser admitido numa das 441 instituições privadas e 33 publicas do país.

Sensor

Sensor dá sensação de toque a robots cirurgiões

Cirurgia robótica já não é algo exclusivo da ficção científica. Porém, ainda falta um elemento muito importante a estes robots – o tato. É aqui que entram os investigadores de Harvard, que desenvolveram um sensor pop-up cujas quatro camadas se aglomeram formando um pequeno mecanismo (apenas um décimo de uma polegada) quando necessário, mas expande-se num sensor 3D graças a uma mola embutida. O design é também extremamente sensível tendo ainda um sensor de intensidade de luz que é capaz de detetar uns mero milinewtons de força.