Lâmpadas alimentadas por plantas? Sim, é possível!
Plantas

Lâmpadas alimentadas por plantas? Sim, é possível!

A eletricidade não nasce nas árvores, mas se calhar pode ser produzida com a sua ajuda. Um novo sistema de recuperação de energia aproveita o que a plantas deixam no solo durante o seu crescimento, produzindo energia suficiente para alimentar esta lâmpada.

A tecnologia desenvolvida pelos investigadores da Universidad de Ingeniería y Tecnología (UTEC), usa uma grelha metálica para capturar os eletrões libertados pelas chamadas geo-bactérias—micro-organismos libertados pelas plantas durante o seu crescimento. Durante o dia esta grelha alimenta uma bateria e neste caso, consegue alimentar uma lâmpada LED durante aproximadamente duas horas.

A equipa de investigadores tem vindo a testar estas lâmpadas ecológicas na comunidade de Nuevo Saposa no Peru, que tem um acesso muito limitado a eletricidade. Normalmente os seus habitantes utilizam lâmpadas de querosene, mas o seu combustível é caro e o cheiro que libertam é desagradável.

Isto é uma prova de conceito, mas facilmente se imagina como esta tecnologia poderia ser escalável. Se uma única planta consegue produzir duas horas de luz para uma criança fazer os seus trabalhos de casa, quanto poderia produzir por exemplo uma floresta?

[UTEC]

deixe um comentário